Deus nunca disse que a jornada seria fácil

“O semeador saiu a semear; quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram-na. Outra parte caiu nos lugares pedregosos, onde não havia muita terra; logo nasceu, porque a terra não era profunda, e tendo saído o sol, queimou-se; e porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram, e sufocaram-na, e não deu fruto algum. Mas outras caíram na boa terra e, brotando e crescendo, davam fruto, um grão produzia trinta, outro sessenta e outro cem. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. (Marcos 4:3-9)

Aos vinte e um dias do mês de janeiro de 2022, eu, Marcel Gonçalves, recebo em minha caixa de e-mail uma correspondência, eletrônica é claro. Era nosso irmão Astolfo Olegário de Oliveira Filho, que enviara um pedido especial direto da Europa, e para nós, totalmente inesperado. Ali, se iniciava para o jornal O Imortal um novo desafio.

O pedido era de Claudia Werdine, cofundadora e coordenadora da Associação Espírita Virtual Sembradores de Luz (SEMBRADORES DE LUZ VIRTUELLER SPIRITISTISCH VEREIN), registrada oficialmente na cidade de Viena, capital da Áustria. O e-mail em questão, tinha como objetivo a busca pela convergência de esforços em prol da “disseminação do estudo, da prática e da divulgação da Doutrina Espírita às crianças, jovens e famílias.” Dividido em 07 departamentos, Sembradores de Luz é um grupo de apoio aos pais e educadores espíritas, que atualmente conta com 50 voluntários espalhados por 15 países. Seu material é produzido em quatro idiomas sendo: espanhol, francês, inglês e português, e pode ser encontrado pelo website (https://sembradoresluz.org/) e ou canal do Youtube (https://bit.ly/371xBpu).

Claudia, em entrevista para a Revista O Consolador, concedida em dezembro de 2021 ao confrade Orson Peter Carrara, disse que “a ideia de criar Sembradores de Luz surgiu há cerca de 4 anos, conversando com amigas com grande experiência como educadoras espíritas em diferentes países. Decidimos então que precisávamos fazer alguma coisa concreta, tendo como base nossa preocupação em auxiliar, sabedoras que somos dos inúmeros desafios que os educadores espíritas nos diversos países enfrentam em seu labor. O projeto iniciou-se muito lento, pois nosso maior obstáculo era conseguir voluntários, nos diversos países, para que pudéssemos desenvolver o trabalho com uma visão internacional. Pouco a pouco, com muita garra, união e orientação da Espiritualidade, fomos vencendo um a um os desafios que se fizeram presentes.”

Para O Imortal, o desafio bateu à nossa porta, que desde nossa fundação, surgiram muitos, entretanto, todos eles vividos com muito esmero e um amor vibrante em cada ação, afinal, ao longo desta jornada, diversos trabalhadores contribuíram e contribuem com seu valioso tempo em prol da divulgação da Doutrina Espírita. A parceria entre o jornal O Imortal e Sembradores de Luz tem como foco a preparação de material didático em áudio e vídeo através de historinhas infantis que ocorrem acerca da vivência de quatro crianças, embasadas nos ensinamentos contidos nas obras básicas ou demais obras espíritas que o grupo entender ser pertinente, todos traduzidos para os quatro idiomas trabalhados pelo projeto.

AS CRIANÇAS E A RELAÇÃO COM O IMORTAL

Como citado acima, inúmeros trabalhadores passaram por nossas páginas, desde quando nossa estrutura se resumia apenas em quatro páginas, em 1953. Hugo Gonçalves, cofundador deste periódico, sonhava alto desde o início. Seu desejo era ver o Imortal aumentar suas páginas e ter uma versão colorida, permitindo divulgar essa doutrina consoladora, que é o Espiritismo, para o maior número de pessoas. Veiculou nos mesmos moldes por quase 35 anos ininterruptos, quando em outubro de 2018, aquele desejo de Hugo lá em 1953, ganhou mais força, o jornal se tornava um veículo totalmente digital, podendo ser acessado de qualquer lugar do planeta através do link www.jornaloimortal.com.br.

Atualmente, O Imortal possui 15 seções, desde entrevistas, reportagens especiais, reflexões, artigos, crônicas e tantos outros não menos importantes, que possuem seus respectivos voluntários espalhados pelo globo, mas em sua grande maioria, residentes no Brasil, como é o caso da seção Espiritismo para Crianças, que possui três voluntárias, todas de Guaxupé/MG.

Inicialmente, jamais pensávamos que a seção infantil ganharia vida com o Quarteto do Bem. Durante a pandemia da COVID-19 em 2020, estreitamos laços com centenas de jovens e evangelizadores de diversas partes do país em detrimento das incansáveis Lives realizadas meio ao movimento espírita. Foi quando conhecemos Thaís Saad, evangelizadora da Evangelização Espírita Meimei da cidade mineira. A historinha do Quarteto do Bem veiculou pela primeira vez no dia 01 de novembro de 2020, e pode ser conferida pelo link https://www.jornaloimortal.com.br/blogs/A-mata-e-o-miquinho. Daí em diante, a receptividade por parte de Thaís Saad e seu desejo de guiar os pequenos no caminho da retidão, que convergiam com o da equipe do Jornal, o projeto foi evoluindo. Vale ressaltar que o Quarteto do Bem, os quatro amigos que desfrutam de momentos em família e de muita diversão, existem na vida real e não é obra de ficção, apenas recebe seu contexto lúdico, tendo seus textos a revisão gramatical de Dariê Silva Pasqua.

Com o passar dos meses, o projeto foi “tomando forma”, e em junho de 2021 lançamos um canal no aplicativo de músicas Spotify com o objetivo de publicarmos as historinhas em formato podcast, e para ouvi-los, basta clicar neste link https://spoti.fi/376AmWI. Todavia, já nas bastasse o aumento exponencial que o trabalho já vinha possibilitando para a divulgação dos ensinamentos do Mestre, o Quarteto do Bem ganhou vida com suas historinhas produzidas em áudio e vídeo pela nova integrante do time, Juliana Gabriel, também evangelizadora da Evangelização Espírita Meimei. Os vídeos podem ser visualizados em nosso canal do youtube através do link https://bit.ly/3uRn8W6.

Desta forma, no intuito de atender, de modo amplo e à luz da ensinamentos espiritas, as necessidades primordiais das crianças e jovens, de modo a promover o conhecimento filosófico, o aprimoramento moral e o ensejo à transformação social através do trabalho no bem”, é que nós do jornal O Imortal convida-os caro leitor, estimada leitora, a nos acompanhar nesta jornada pelo mundo, juntamente com nossos irmãos e irmãs de Sembradores de Luz, que nos chamou a partilhar desta missão no mundo, afinal como disse um pastor: “Deus nunca disse que a jornada seria fácil, mas Ele disse que a chegada valeria a pena”.

Ressaltamos que, o material no idioma português no tocante às historinhas do Quarteto do Bem, poderá ser visto em texto em nossa seção Espiritismo para Crianças, em áudio no aplicativo Spotify e vídeo em nosso canal no Youtube. Para os idiomas em inglês, francês e espanhol, os vídeos estarão disponíveis no website de Sembradores de Luz.



Comentário

1 Comentários

  1. Excelente artigo, querido Marciel! Obrigada pelo carinho com a família Sembradores de Luz. Para nós é um prazer estarmos juntos nesta parceria de luz. O campo está fértil e espera os semeadores. Somente conseguiremos alcançar os objetivos traçados por Jesus se unirmos esforços e derrubar as barreiras, sejam físicas, idiomáticas, culturais, etc... O semeador saiu a semear...