Pearl Curran

Pearl Lenore Pollard – depois de casada, Pearl Curran – nasceu em Mound City, Illinois, no dia 15 de fevereiro de 1883. A família mudou-se para o Texas quando ela tinha oito meses e ela começou a escola quando tinha seis anos. Ela era uma aluna mediana, mas desinteressada, eventualmente desistindo em seu primeiro ano do ensino médio, afirmando mais tarde que teve um colapso nervoso devido aos estudos extenuantes. Mais tarde, ela voltou às aulas na escola católica de Santo Inácio. 

Pearl era sensível sobre sua aparência, considerando-se feia. Ela admitiu ter pouca imaginação e poucas ambições, exceto ser bem sucedida como cantora. Ela teve um curto período de atenção e leu muito pouco durante seus anos de formação. Sua família mudou-se para St. Louis quando ela tinha 14 anos. Ela fez uma última tentativa de frequentar a escola, mas foi desencorajada quando colocada em uma série mais baixa com base em suas habilidades acadêmicas. No entanto, ela teve aulas de música, treinou piano e voz, e aspirava a ser uma prima-dona. Por volta dessa época, a família mudou-se novamente para Palmer, Missouri. À medida que os talentos musicais de Curran floresceram, ela foi enviada para, Illinois, para treinamento de voz, antes de se mudar para Chicago, para aulas de JC Cooper. Ela trabalhou na McKinley Music Company endereçando envelopes por US$ 6 por semana, depois na Thompson Music Company vendendo música. Dos 18 aos 24 anos ela trabalhou em vários empregos em Chicago durante os meses de inverno, e durante o verão ensinava música em casa no Missouri.

Pearl se casou com John Howard Curran quando ela tinha 24 anos. Embora não fossem ricos, eles viviam um estilo de vida que dava a Pearl tempo livre para ir ao cinema ou jogar cartas com seu marido ou vizinhos. Os Currans tinham uma educação média para aquela época e possuíam poucos livros; nenhum deles tinha viajado muito. Os primeiros sete anos de casamento foram tranquilos.

O aparecimento de Patience Worth

A partir de julho de 1912, Pearl Curran e sua amiga Emily Grant Hutchings estavam ligando para um vizinho que tinha um ouija. Durante a ligação veio o que parecia ser uma mensagem de um parente da Sra. Hutchings. A Sra. Hutchings então comprou um tabuleiro ouija e o levou para a casa da Sra. Curran com a ideia de continuar as comunicações. Pearl ficou um pouco indiferente e teve que ser persuadida a participar disso. Em 22 de junho de 1913, uma comunicação de "Pat-C" começou a chegar. Então, em 8 de julho de 1913, supostas comunicações de Patience Worth começaram. "Muitas luas atrás eu vivi. Novamente eu venho. Paciência Vale meu nome. Espere, eu gostaria de falar com você. Se você viver, então eu também viverei. Faço meu pão em sua lareira. Bons amigos, vamos ser felizes. O tempo para o trabalho já passou. Deixe o gato malhado cochilar e pisque sua sabedoria para o fogo.

Quando perguntada quando ela viveu, embora Worth tenha indicado que ela era da Inglaterra, ela nunca nomeou a cidade ou vila em que morava. Ela deu algumas pistas que foram deduzidas por Casper Yost e outros íntimos dos Currans para indicar que Patience Worth viveu na zona rural de Dorsetshire com seu pai John e mãe Anne. Curran tinha uma imagem mental do lugar em que Patience Worth morava, indicando que Patience morava em "...país verde ondulante com declives suaves, não muito cultivado, com casas aqui e ali. Duas ou três milhas acima neste país nesta estrada era uma pequena aldeia, poucas casas." A Sra. Curran então visualizou Patience partindo para a América em uma enorme escuna de três mastros de madeira. Patience foi descrita pela Sra. Curran como "... provavelmente cerca de trinta anos. Seu cabelo era vermelho escuro, mogno, seus olhos castanhos, grandes e profundos, sua boca firme e firme, como se reprimisse sentimentos fortes, e estava em ondas grandes, brilhantes e suaves." A Sra. Curran também viu Patience "montada em um cavalo, segurando uma trouxa amarrada em pano de vela, amarrado com tiras e vestindo uma capa de pano grosso, marrom-acinzentado, com capuz como um capuz, pontiagudo. O rosto está na sombra. Ela é pequena e seus pés são pequenos com sapatos grossos de bico quadrado e meias de lã cinza."

De acordo com a Sra. Curran, Patience estava na proa de seu barco e se tornou um dos primeiros a chegar à costa. Eles lançaram vários barcos planos. De acordo com a Sra. Curran, Patience estava na proa de seu barco e se tornou uma das primeiras a chegar à costa. Patience Worth mais tarde indicaria que ela acabou sendo morta pelos índios, onde não encontraram local de desembarque para o navio. Em 1916, em livro com prefácio escrito por Casper Yost, editor do St. Louis Globe-Democrat, Henry Holt and Company divulgou as alegações de Curran de que ela havia contatado Patience Worth há muito tempo morto. Curran afirmou que começou a antecipar o que o tabuleiro Ouija iria soletrar e em 1919 o ponteiro simplesmente se moveria sem rumo pelo tabuleiro. Curran descreveu visões pictóricas que acompanharam as palavras de Patience. Ela disse: "Sou como uma criança com um livro mágico. Uma vez que olho para ele, tudo o que tenho a fazer é observar suas páginas abertas diante de mim e deleitar-me com sua beleza, variedade e novidade... Quando os poemas vem, também aparecem diante de meus olhos imagens de cada símbolo sucessivo, conforme as palavras me são dadas, não se limita ao ponto narrado, The Sorry Tale, eu ouço a conversa, mas acima e acima está a voz de Patience, interpretando ou me dando a parte que ela deseja usar como história." Pearl Curran passou a descrever sua associação com Patience Worth como "uma das mais bonito que pode ser o privilégio de um ser humano experimentar."

Os escritos de Patience Worth coincidiram com um renascimento do Espiritismo nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, possivelmente facilitando o interesse pelo assunto. Após a morte de seu marido John Curran em 1 de junho de 1922, que manteve registros meticulosos das sessões de Patience Worth, o registro das sessões de Patience Worth tornou-se episódico e fragmentário, com longos intervalos de tempo não contabilizados. Pearl estava grávida de seu primeiro filho, que nasceu seis meses após a morte do marido. Pearl agora tinha uma família de quatro pessoas para sustentar sozinha e sua situação financeira era tão sombria que Herman Behr, um amigo dedicado, enviou dinheiro para a Sra. Curran e anunciou que continuaria a fazê-lo enquanto ela precisasse. O Sr. Behr forneceu à Sra. Curran uma renda de $ 400 por mês durante vários anos. A Sra. Curran então entrou no circuito de palestras para ganhar algum dinheiro para sustentar sua família.

Alguns meses depois, sua mãe, a Sra. Mary Pollard, morreu. As sessões com Patience Worth ainda continuavam regularmente na casa da Sra. Curran' s casa. A situação financeira da Sra. Curran continuava sombria. Ela se casou mais duas vezes, mas ambos os casamentos foram de curta duração. No verão de 1930, a Sra. Curran deixou St. Louis para sempre e se mudou para a Califórnia para morar com uma velha amiga Sra. Alexander Bailey "Dotsie" Smith na área de Los Angeles. Patience se manteve ocupada nas sessões, como sempre, por pedidos de comentários sobre os principais tópicos do dia e outros assuntos. Ela continuou a se comunicar através de Pearl até 25 de novembro de 1937, quando deu sua última comunicação. Pearl aparentemente havia recebido uma comunicação prévia de Patience de que ela (Pearl) iria morrer quando Pearl disse a Dotsie Smith "Oh Dotsie, Patience acabou de me mostrar o fim da estrada e você terá que continuar da melhor maneira possível". Mesmo que Pearl não estivesse com problemas de saúde, ela desenvolveu pneumonia no final de novembro, seu desencarne aconteceu no dia 4 de dezembro de 1937. Patience Worth, a entidade espiritual que, por cerca de 25 anos, produziu uma enorme obra de qualidade literária invejável, a ponto de vários estudiosos serem taxativos ao afirmar que, se não existisse a incômoda questão da mediunidade, sua autora seria hoje louvada entre os grandes da língua inglesa. Dando poucas informações a seu próprio respeito, exceto ter vivido na Inglaterra em torno de 1640, emigrado para os EUA e morrido lá, Patience iniciou um intenso trabalho de produção literária, escrevendo romances e poemas onde, muitas vezes, descrevia as paisagens e praias inglesas enquanto Pearl Curran nunca havia saído de sua cidade e nem conhecia o mar.

Patience utilizava, na maioria da sua obra, um inglês arcaico que, analisado, se constatou que não possuir uma única palavra que tivesse sido introduzida no idioma inglês posteriormente ao século 17. É o caso do grandioso poema Telka, constituído de 70 mil palavras. Porém, a médium tinha conhecimento geral muito limitado visto que abandonara os estudos no intuito de se dedicar à música. Sem nenhum demérito ao restante de sua produção literária, sua obra mais importante, sem dúvida, é “A História Triste” (The Sorry Tale), uma trilogia que conta a história de um homem cuja vida se confunde com a vida de Jesus. Filho de uma escrava, ele recebe o nome de Ódio e sua vida seria uma oposição à vida daquele que se poderia chamar de Amor. Dividida nos livros “Panda”, “Hatte” e “Jesus”, a obra descreve com minúcias impressionantes a vida na Palestina na época de Jesus, coisa inexplicável para uma senhora do interior dos EUA, que nunca se interessara por História ou religião. Tudo isso ficaria completamente desconhecido do leitor brasileiro se não fosse o esforço hercúleo de Hermínio C. Miranda, que decidiu não só traduzir a trilogia, mas complementá-la com um quarto volume com análise e comentários da obra. A autora espiritual não faz nenhuma concessão ao leitor. O romance começa com duas páginas de diálogos onde inexiste qualquer indicação de quem está falando ou narração paralela. Somente frases do diálogo. Cabe ao leitor, pelo conteúdo das frases, descobrir quem são os personagens e qual está falando cada frase. O texto de Patience é repleto de metáforas, figuras de linguagem e neologismos que impressionaram os especialistas que analisaram sua obra. A facilidade com que a autora transforma substantivos em verbos tornou a tarefa de traduzir o texto, num trabalho de pesquisa linguística para Hermínio Miranda.

Graças a Hermínio C. Miranda, temos uma tradução – repleta de notas explicativas do tradutor – para o português, permitindo ao espírita brasileiro conhecer essa obra.

Fonte- https://stringfixer.com/pt/Patience_Worth



Comentário

0 Comentários