O historiador, espírita ou não, deve ter compromisso com a verdade

Autor da Dissertação de Mestrado intitulada “O Método de Allan Kardec para Investigação dos Fenômenos Mediúnicos”, o confrade fala-nos sobre o objeto de sua pesquisa.

 

Marcelo Gulão Pimentel (foto) nasceu na cidade de Magé (RJ) e reside atualmente em Juiz de Fora-MG. É membro do NUPES-Humanas, grupo de estudos do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) dedicado a História e Filosofia das Pesquisas em Espiritualidade. Professor de História e coordenador das disciplinas Sociologia e Filosofia do Colégio Naval (RJ), é autor da Dissertação de Mestrado intitulada: “O Método de Allan Kardec para Investigação dos Fenômenos Mediúnicos (1854-1869)”. Marcelo conversou conosco:

O que o levou a pesquisar o método utilizado por Allan Kardec quando da Codificação da Doutrina Espírita?

Em primeiro lugar, porque Allan Kardec pode ser considerado um dos pioneiros na investigação dos fenômenos mediúnicos, sendo um influente intelectual que indiretamente proveu psicólogos e psicopatologistas com novas abordagens da mente humana, tornando o médium passível a investigações por parte da Psicologia Experimental. Em segundo lugar, porque apesar de Allan Kardec ser o escritor francês mais lido no Brasil, de o Espiritismo ser o terceiro maior grupo religioso do país e de existirem diversos trabalhos acadêmicos sobre o tema, o método de Allan Kardec para elaboração do Espiritismo ainda é pouco conhecido tanto no meio espírita quanto no meio acadêmico.

É possível estabelecer um parâmetro diferenciador entre os estudos empreendidos por Allan Kardec e os textos mediúnicos que a ele chegavam?

Sim. Podemos entender os textos mediúnicos como a matéria-prima de seu trabalho. Mais do que um sistematizador, ou codificador do Espiritismo, Kardec se destacava como pesquisador ativo na busca e análise de informações que compuseram os princípios do Espiritismo. É o que pudemos observar nas primeiras doze edições da Revista Espírita, onde é possível perceber seu método. Os médiuns eram tidos como um meio de acesso direto a dados empíricos a respeito do mundo espiritual, e para se assegurar da credibilidade dos dados coletados, ele procurou ampliar sua base de informações utilizando diversos médiuns, de diferentes contextos geográficos, muitas vezes desconhecidos uns dos outros. No decorrer de sua pesquisa, Kardec contou com um número cada vez maior de correspondentes (no início contava com cerca de treze médiuns, enquanto em 1864 relatava contar com correspondentes de cerca de mil centros espíritas), o que foi de grande importância na obtenção do grande número de relatos mediúnicos diversificados com os quais ele criou, desenvolveu e reformulou os seus princípios acerca do mundo espiritual. Kardec enfatizava a descrição e a interpretação do conteúdo das mensagens obtidas durante o transe mediúnico, comparando semelhanças e diferenças entre elas em busca de informações úteis que pudessem integrar sua teoria. Ele dava uma grande ênfase na análise do conteúdo das informações, sendo menos relevante a autoria das mensagens. Kardec se utilizava de casos históricos acerca dos fenômenos mediúnicos e também de pesquisas de campo, visitando médiuns e locais onde as manifestações espirituais se davam. Através da observação dos fenômenos, Kardec discutiu as principais teorias propostas à época para explicar experiências espirituais e psíquicas, teorias que ainda são debatidas pela psicologia e pela medicina na atualidade. 

Como os espíritas acadêmicos podem conciliar sua opção doutrinária com os métodos muitas vezes céticos que encontramos nas Universidades?

Acho importante que os acadêmicos, céticos e espiritualistas saibam diferenciar ciência de seus pressupostos metafísicos. A concepção espiritualista é um pressuposto metafísico, bem como o materialismo. Cabe aos acadêmicos pensar a ciência como um método que sugere a investigação racional com base empírica, livre de dogmas e aberta a todo tipo de investigação ancorada nesses elementos. É certo que há acadêmicos que misturam seus pressupostos metafísicos com a ciência, mas se o pesquisador se propõe a um estudo embasado no rigor científico, ele terá espaço na academia.

Em sua opinião a Codificação necessita revisões periódicas e, nesse caso, como empreendê-las?

Sim. Acredito que todas as obras de grande alcance científico, filosófico e moral necessitam de revisões periódicas para que elas possam oferecer respostas às demandas de nossa sociedade, que está em constante transformação. Para uma revisão do Espiritismo, acredito ser necessário analisar toda a obra de Kardec, principalmente a Revista Espírita. Os princípios que compõem os escritos de Kardec evoluem com o tempo e estão vinculados ao momento histórico do período. Dessa forma, os escritos de Kardec devem ser entendidos em sua unidade.

A Revista Espírita ainda é bastante desconhecida do público que frequenta os Centros Espíritas. Por que isso acontece e quais implementos deveriam ser dados para que ela seja mais estudada?

Acredito que o motivo para o pouco conhecimento da Revista Espírita pelo público que frequenta os Centros Espíritas seja o fato de a tradução dos volumes realizados pela FEB seja de 2004. Penso que a criação de grupos de estudos sistematizados voltados à Revista Espírita poderia contribuir nesse ensejo.

Você esteve na França coletando dados e informações para elaborar seu trabalho de pesquisa. O que mais chamou sua atenção quando lá esteve em se tratando de busca de dados espíritas?

É interessante ressaltar a carência de dados sobre Kardec e o Espiritismo. Mesmo entre os historiadores franceses especializados no século XIX, não há muitas informações. Felizmente, pude contar com a ajuda de pessoas como Charles Kempf, que prestou grande auxílio e orientação nessa busca.

Qual a diferença entre os estudos científicos tradicionais e os estudos científicos empreendidos por Allan Kardec quando da Codificação do Espiritismo?

Penso que as ciências positivas do século XIX (física e química, principalmente) ressaltam a importância do experimento em seus estudos. Segundo Kardec, o Espiritismo não era da alçada da ciência por analisar um objeto (Espíritos) que não estava sujeito a estudos experimentais por se tratarem de seres inteligentes não sujeitos aos caprichos do homem, e, por conseguinte, das experiências de laboratório. Kardec enfatizava que o Espiritismo era uma ciência de observação que requer condições especiais para sua análise. Kardec lançava mão de diversos métodos para investigação dos fenômenos mediúnicos como a análise do conteúdo das mensagens psicografadas, a comparação com outras mensagens de regiões distintas atribuídas ao mesmo Espírito, pesquisas de campo para observação direta dos fenômenos, investigação de fenômenos semelhantes ocorridos na história, análise de interpretações divergentes sobre as manifestações etc. Atualmente, esses aspectos são integrantes da metodologia de diversas disciplinas acadêmicas consideradas ciências, como a História, a Sociologia e a Psicologia.

Fora do meio espírita existem pesquisadores sérios em assuntos tanto dos fenômenos mediúnicos quando nos estudos sobre saúde e espiritualidade. Onde o ponto de convergência entre eles e o Espiritismo?

Pensando no Espiritismo desenvolvido por Kardec, o ponto de convergência entre eles está no objetivo de sua investigação, ou seja, na busca de uma explicação para os fenômenos mediúnicos e suas possíveis implicações.

Qual o seu destaque para o método de pesquisa e trabalho de Allan Kardec?

Destaca-se a forma como Kardec aplica o seu método na formulação dos princípios do Espiritismo. É possível acompanhar por meio da Revista Espírita como sua investigação sistemática das mensagens escritas por médiuns distintos, atribuídas a Espíritos de diferentes ordens sociais e estágios morais do estado da alma após a morte, conduziu para o desenvolvimento de sua teoria das sensações dos Espíritos. Por outro lado, também é possível acompanhar como Kardec rejeita, em um primeiro momento, a existência da possessão espiritual, para depois de uma extensa investigação despertada pelo episódio dos possessos de Morzine retificar sua opinião e aceitar a possibilidade de um Espírito se apoderar do corpo de outro.

Você defendeu sua tese dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora com foco para o método utilizado por Allan Kardec para a investigação dos fenômenos mediúnicos. A que conclusão chegou com tão relevante estudo?

A primeira constatação desse estudo é a de que Kardec merece ser lembrado como um intelectual francês que desenvolveu pesquisas pioneiras sobre a mediunidade no século XIX.

Utilizando-se de sua vasta erudição, como professor, escritor e membro de diversas sociedades científicas, Kardec realizou uma ampla abordagem da causa dos fenômenos psíquicos surgidos a partir das mesas girantes. Ele propôs uma abordagem empírica e racional para o assunto, até então considerado metafísico, na qual foram produzidas várias discussões pertinentes sobre aspectos epistemológicos e metodológicos de exploração dos fenômenos mediúnicos.

Allan Kardec não parece ter sido apenas um "codificador" das comunicações mediúnicas, um compilador de documentos oriundos de diversas fontes em uma só obra. Em sua metodologia, é marcante a presença da observação empírica. Um aspecto central do trabalho de Kardec foi a busca de “naturalização” da dimensão espiritual, que era tida como parte da natureza, regida por leis naturais passíveis de serem investigadas cientificamente. As comunicações mediúnicas eram interpretadas como evidências empíricas analisadas por meio de métodos qualitativos, em que eram avaliadas a sua utilidade e a replicabilidade das informações a partir do que chamou de controle universal das informações dos Espíritos. Com este método, Kardec elaborou os princípios fundamentais do Espiritismo. Percebe-se também o processo de construção gradual e de reformulação das teorias explicativas com base nas observações empíricas das experiências mediúnicas. Ao reconstruirmos os elementos constituintes do ensaio teórico das sensações dos Espíritos e da possessão, percebemos como Kardec utilizava as informações obtidas nos fenômenos mediúnicos para o desenvolvimento e teste de suas hipóteses. Sem tomar esses depoimentos como verdades absolutas, ele abria a possibilidade de revisão dos seus conceitos, quando novas evidências contrariassem hipóteses já estabelecidas. O caso da possessão é um dos mais ilustrativos exemplos.

Como foi demonstrado, durante os últimos 15 anos de sua vida, em que ele se dedicou ao estudo da mediunidade, Kardec desenvolveu uma investigação sistemática dos fenômenos que se mostra mais sofisticada do que é perceptível à primeira vista em seus livros. Parte substancial dos seus livros são apresentações didáticas da “filosofia espírita”, das conclusões teóricas de seus estudos, bem como seus aspectos racionais.

Tais investigações são relevantes porque preenchem uma importante lacuna na história da psiquiatria, da psicologia, da parapsicologia e das religiões. Existe um campo vasto a ser explorado. Um melhor entendimento pode oferecer novas perspectivas para o conhecimento sobre as relações entre ciência e espiritualidade no século XIX, bem como o resgate de seus aspectos metodológicos pode contribuir para novos estudos no tema por pesquisadores atuais.

Fale-nos um pouco sobre o Programa de Pós-Graduação em Saúde Brasileira da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Minha pesquisa foi desenvolvida em um dos núcleos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Brasileira da Universidade Federal de Juiz de Fora. O Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (NUPES) visa gerar estudos acadêmicos nessa área através de um grupo interdisciplinar que envolve psiquiatras, psicólogos, filósofos, sociólogos e historiadores, que têm por objeto aspectos das relações entre saúde e espiritualidade, entendida como algo referente ao domínio do espírito, à dimensão não material ou extrafísica da existência. Este grupo já produziu diversos trabalhos de alcance internacional que podem ser baixados através do site www.ufjf.br/nupes.

Qual deve ser o papel do historiador espírita?

Prefiro utilizar o termo historiador do Espiritismo, pois um historiador espírita pode não querer estudar sobre o Espiritismo e um historiador do Espiritismo pode não ser espírita, nem precisa ser simpatizante do Espiritismo. Contudo, aquele que deseja estudar o Espiritismo deve ter o compromisso com o rigor científico que uma abordagem histórica deve ter em qualquer trabalho. Ainda que seja espírita, um historiador não deve deixar de abordar um ponto que possa ser interpretado como nocivo ao Espiritismo. O historiador, sendo ele espírita ou não, deve ter compromisso com a verdade que os fatos revelam.

Ciência, Filosofia, Religião. Este tripé de sustentação da Doutrina Espírita às vezes é questionado. Uns querem mais a ciência, outros a religião. O tema é histórico, uma vez que a discussão vem dos primórdios do Espiritismo no Brasil. Qual a sua posição neste assunto?

O Espiritismo é uma religião bem estabelecida no Brasil, com milhões de adeptos que a entendem dessa forma. Acredito que a questão decorre do fato de que os aspectos científicos são, atualmente, pouco estudados.

Muito obrigado e, por favor, deixe-nos suas palavras finais.

Agradeço pelo espaço e fica o convite para que outras pessoas busquem estudar o Espiritismo com mais profundidade. Existe um vasto campo de pesquisa nessa temática que pode ser explorado academicamente em diversas áreas do conhecimento.



Comentário

0 Comentários