Mapeamento da Juventude Espírita brasileira

Conhecer as características da população brasileira sempre foi uma preocupação das pessoas e das instituições.

A nível nacional temos um importante instituto, o IBGE, nos informando que há no Brasil cerca de 3.800.000 espíritas (o IBGE considera espíritas e kardecistas em um mesmo grupo em sua contagem). O IBGE é uma base de pesquisa das instituições espíritas, que têm igualmente a percepção de importância de se conhecer a distribuição de Espíritas pelo Brasil e desenvolvem regionalmente suas próprias pesquisas.

Nesses levantamentos, o grupo da juventude espírita tem algum espaço, mas os dados que são levantados sobre a juventude são sempre sintéticos. Em 2010 a população total de jovens no país foi estimada em ¼ da população total, 48.925.000 de jovens. Em uma estimativa, segundo a Agenda Juventude Brasil – Pesquisa Nacional sobre o Perfil e opinião dos jovens Brasileiros (2013), 2% desses 48 milhões, ou seja, 978.500, são jovens espíritas, em um universo de 3.800.000 espíritas no Brasil até 2010.

Pesquisando por essa temática – juventude espírita - desde 2015, são raríssimas as pesquisas realizadas pra identificar características da juventude espírita na última década.

Como desenvolver orientações e ajudar com a organização de um grupo social que se conhece tão pouco nacionalmente e regionalmente?

O mapeamento da juventude espírita tem em seu cerne esse objetivo, em etapas, conhecer mais a juventude espírita, sua história. As perguntas no formulário presente em nossa página do Instagram nos ajudam com essa demanda. Encontramos também literatura que nos tem ajudado a organizar melhor nossas perguntas e com elas encontrar respostas.

O grupo de trabalho do mapeamento formado por jovens de várias partes do país está desde o começo de 2020 trabalhando pra disponibilizar em 2021 um e-book com a contextualização histórica encontrada, documentos entre fotos, atas etc. encontrados sobre a juventude espírita entre os anos de 1946 a 1955, uma análise sobre a juventude espírita dentro das ciências da religião e, por fim, faremos uma sistematização no e-book dos dados coletados com o preenchimento do link.

A participação de todos é indispensável, seja preenchendo o formulário identificando a mocidade/juventude espírita que conhecer, seja compartilhando a ideia ou link com outros/as jovens e pessoas afins que trabalhem com a juventude espírita.



Comentário

0 Comentários