Francisco Galves: o amigo de Chico Xavier

No início da noite do dia 16/2/2022, desencarnou em São Paulo, aos 96 anos de idade, Francisco Galves. Era casado há 68 anos com a sra. Encarnação Blasques, conhecida como Nena, e têm os filhos Roseli e José Francisco, netos e bisnetos. Num período de sua vida ele atuou como comerciante na região cerealista do Brás, na capital paulista.

Francisco e Nena Galves são protagonistas e também observadores privilegiados de muitos momentos marcantes do movimento espírita brasileiro em função da intensa amizade, praticamente familiar, com Francisco Cândido Xavier e de terem sido durante décadas os anfitriões do médium em São Paulo.

O casal Francisco e Nena Galves conheceu Chico Xavier no ano de 1959, logo após ele se mudar para Uberaba, e ambos ficaram surpresos pelo fato do médium ter expressado tanto carinho e alegria. Foi um reencontro anunciado a Chico por Emmanuel. Como se diz: “a reencarnação explica...”

Em entrevista por ocasião do Centenário de Chico1, Nena Galves comenta as atividades de Chico que eles acompanharam em Uberaba, os inúmeros momentos em que levaram Chico a São Paulo, a hospedagem do médium no lar deles, e algumas informações feitas pelo médium principalmente sobre o movimento espírita. Devemos lembrar que ele se submeteu a duas cirurgias médicas na capital paulista e contou com o apoio do casal. Aliás, na residência dos Galves havia uma suíte reservada ao médium. Interessante os relatos sobre as reações de Chico após a primeira grande entrevista pela antiga TV Tupi de São Paulo, em 1968, e depois sobre os preparativos e os momentos por ocasião dos “Pinga-Fogos” de 1971, promovidos pela mesma TV.1,2,3

Muitos detalhes de valor histórico, com documentações, foram incluídos no livro Chico Xavier. Luz em nossas vidas (2002)3. Companheiros que privaram da amizade e colaboraram com Chico, como Joaquim Alves (Jô), também foram registrados em livro marcante e detalhado de Nena Galves.4

Os relatos do casal Galves demonstram que privaram de uma intensa amizade com Chico, notadamente com a convivência de hospedeiros do médium. Há muitos episódios históricos nos contatos que fizeram com Chico em Uberaba e nos momentos em que o recebiam no lar paulistano. O ambiente doméstico dos Galves foi local de encontro de Chico com muitos visitantes e interlocutores. Detalhe que num espaço de lazer do casal em Santos, Chico psicografou o livro E a vida continua...3

O casal Galves efetivamente apoiou e colaborou com Chico em diversas situações durante várias décadas, mas sempre mantendo discrição.

Sabe-se que há inúmeras mensagens psicográficas endereçadas à família Galves, notadamente de orientação às atividades espíritas. Torna-se interessante citarmos uma no estilo de carta familiar de autoria de irmã de Francisco, Carmem Galves Latorre, datada de 1980, em que a missivista faz referências a vários familiares. Ela foi colaboradora do Grupo Espírita Batuíra, de São Paulo.5

Nena Galves registra fatos históricos em seus livros, que reproduzimos em obras nossas sobre Chico e sobre Emmanuel.6,7

Antes de fundarem um centro, os Galves estiveram ligados ao início do Grupo Espírita Batuíra, fundado por Spartaco Ghilardi, também muito amigo de Chico Xavier.

Com orientação e apoio de Chico Xavier, os Galves fundaram o Centro Espírita União, sito na rua dos Democratas no 527, no bairro Jabaquara, em São Paulo. Em 05/04/1967 foi inaugurada a sede do Centro Espírita União, num imóvel pequeno que a família havia recebido de herança dos avós de Galves. A escolha do nome também foi sugestão de Bezerra de Menezes.8

Esse Centro sempre teve atuação coerente com as obras de Allan Kardec. Além das atividades doutrinárias e assistenciais, houve a criação de uma livraria que divulgava os livros espíritas e valorizava o estudo do Espiritismo.

Chico Xavier, empenhado neste trabalho de divulgação da Doutrina, incentivou-os para a criação de uma nova editora espírita. Sentindo a motivação de Francisco Galves neste trabalho, o presenteia com um de seus livros psicografados – Amigo, com mensagens de Emmanuel. Assim nasceu a Editora Cultura Espírita União (CEU) editando esse primeiro livro. Com a doação de um imóvel na avenida Rangel Pestana, no 233, próximo à estação do metrô Sé de São Paulo, o Centro Espírita União inaugura a Livraria Cultura Espírita União.8 Muitas edições de livros psicografados por Chico se sucederam chegando atualmente a quase setenta títulos.

Conhecemos o casal Galves, há muitas décadas em função de visitas e contatos com Chico Xavier em Uberaba e em São Paulo.

Chico Xavier compareceu durante muitos anos em eventos públicos no mês de outubro na sede do Centro Espírita União. Inclusive, residindo em São Paulo e como presidente da USE-SP, lá estivemos para alguns agradáveis encontros com o médium.

A cidade de São Paulo que contou com continuadas visitas de Chico Xavier dispõe de uma mostra à semelhança de um museu funcionando no interior do Centro Espírita União. O casal reuniu objetos, diplomas, roupas, livros, homenagens e fotografias de Chico Xavier amealhados durante os eventos que ele participou na cidade e no próprio Centro, inclusive o original do Diploma de Cidadão Paulistano (1973) com uma dedicatória carinhosa ao casal Galves; objetos que deixava na suíte a ele reservada na residência do casal. No dia 08/12/2014 na condição de presidente da FEB comparecemos à inauguração desse memorial no Centro Espírita União, juntamente com a presidente da USE-SP Júlia Nezu e Pedro Nakano (do CCDPE).

No período em que estivemos ligados à Federação Espírita Brasileira, mantivemos os contatos com os Galves. Mesmo nos anos que residimos em Brasília, sempre éramos convidado para palestras no Centro Espírita União.

No programa do 3o Congresso Espírita Brasileiro, alusivo ao Centenário de Chico Xavier, em 2010, tendo como tema central “Chico Xavier: Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec”, Nena Galves foi uma das expositoras, sempre acompanhada de Francisco.3,6

O casal também esteve presente nas pré-estreias paulistanas dos filmes “Nosso Lar” (2010) e “E a vida continua...” (2012); nesta última já respondíamos pela presidência da FEB.

No dia 06/06/2014, na condição de presidente da FEB, juntamente com a esposa Célia, estivemos a convite em São Paulo, para lançamento de nosso livro O evangelho segundo o espiritismo. Orientações para o estudo (editado pela FEB). A Livraria Cultura Espírita União, no centro de São Paulo, foi o local para os autógrafos, contando com a fraterna acolhida do casal Galves e de representantes da USE-SP. Também temos e-mails de Galves a respeito dos preparativos para a 23a Bienal Internacional do Livro de São Paulo que foi efetivada em agosto de 2014.

No mesmo período foi assinado convênio de edições conjuntas CEU/FEB e a primeira publicação nessa fase, o livro Fé e vida (Espíritos diversos, psicografia de Chico Xavier), veio a lume em outubro de 2014.

No nosso retorno de residência em São Paulo estivemos muitas vezes em palestras no Centro Espírita União. Em duas oportunidades durante o ano de 2019, inclusive para o lançamento de nosso livro sobre Chico Xavier6, acompanhado de nossa esposa, Célia. Foram os últimos encontros presenciais com os Galves, antes do longo período de distanciamento social em função da pandemia do COVID-19.

Até o início dessa pandemia, mesmo nonagenário, Galves comparecia diariamente na sede da Livraria, que ele administrava, e algumas vezes por semana à noite estava presente no centro. Nos últimos anos ele contava com a dedicada colaboração da filha Roseli. Ele sempre foi uma retaguarda, um apoio marcante para as atividades doutrinárias e de difusão da esposa.

No dia 16 de fevereiro de 2022, pela manhã, divulgamos um artigo em que citamos o casal Galves, sobre a amizade de Chico Xavier com a modernista Tarsila do Amaral.9 Essa histórica artista também foi amiga dos Galves. E na noite daquele dia recebemos a informação da desencarnação de Francisco.

Francisco Galves sempre sereno, discreto e ativo foi um notável fiel empreendedor na seara espírita assegurando para a capital paulista e para o país marcantes contribuições notadamente ligadas a Francisco Cândido Xavier.

Ao dedicado companheiro as nossas homenagens de respeito e gratidão nesse retorno à Pátria Espiritual.

Bibliografia:

  1. Carvalho, Antonio Cesar Perri; Melo, Oceano Vieira (Orgs.). Depoimentos sobre Chico Xavier. Cap. 4.1. Rio de Janeiro: FEB. 2010.
  2. Gomes, Saulo (Org.). Pinga-fogo com Chico Xavier. Cap. A construção de um momento histórico. Catanduva: Intervidas. 2010.
  3. Galves, Nena. Chico Xavier. Luz em nossas vidas. São Paulo: CEU. 2012. 303p.
  4. Galves, Nena. Amor & renúncia. Traços de Joaquim Alves. São Paulo: CEU. 2006. 154p.
  5. Xavier, Francisco Cândido. Espíritos diversos. Correio do além. Cap. Carmem Latorre. Capivari: EME. 2016.
  6. Carvalho, Antonio Cesar Perri. Chico Xavier. O homem, a obra e as repercussões. Capivari: EME; São Paulo: USE-SP. 2019. 224p.
  7. Carvalho, Antonio Cesar Perri. Emmanuel. Trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier. Cap.1 e 17. Matão: O Clarim. 2020.
  8. Centro Espírita União – História. Acesso C.E.U.: https://www.centroespiritauniao.com.br/historia-do-centro-espirita-uniao/
  9. Carvalho. Antonio Cesar Perri. Chico Xavier valorizado pelos modernistas Tarsila do Amaral e Menotti Del Picchia. Acesso GEECX: http://grupochicoxavier.com.br/chico-xavier-valorizado-pelos-modernistas-tarsila-do-amaral-e-menotti-del-picchia/


Antonio Cesar Perri de Carvalho, que compareceu ao velório de Francisco Galves acompanhado de sua esposa e de Ismael Gobbo, foi presidente da USE-SP e da FEB.



Comentário

0 Comentários