Como lidar com o luto numa perspectiva psicológica e espírita

Psicóloga com especialização em luto e empresária do setor funerário, Taisa Lúcia Berlingieri (foto) nasceu e reside em Jaboticabal, no interior paulista. Espírita de infância, vincula-se ao Centro Espírita Universal, na mesma cidade, onde atua como evangelizadora da infância. Nesta entrevista ela nos fala sobre sua experiência profissional e de espírita no trato com o luto.

De sua experiência profissional com o luto, o que mais se destaca em sua análise?

A negação da perda, a revolta pelo acontecido, a falta de apoio social e a angústia da intensa dor pela ausência do ser amado. As pessoas chegam para a terapia, perdidas e temerosas com seus sentimentos e sua dor, que são tão profundos, que elas não conseguem ter perspectiva de uma continuidade da vida com alguma alegria. Quando as pessoas se deparam com a morte, há muitos tabus, hábitos sociais e rótulos que prejudicam a elaboração do luto. Entre as mais comuns estão: acreditar que não chorar mostra que a pessoa é forte e que está bem; querer apressar o enlutado para retomar as atividades sociais, mostrar-se alegre e “recuperado”; e, ao mesmo tempo, acreditar que retomar a vida é trair quem se foi ou que existe um prazo para chorar de saudade. Costumo dizer que a morte de alguém que a gente ama é como uma cicatriz: vamos lembrar sempre daquele momento, não seremos mais os mesmos, mas é possível fazer as coisas de forma diferente, e vamos viver e ser felizes de outra forma.

Em face de sua experiência familiar com uma funerária, o que isso acresce em suas reflexões?

Aprendi sempre com meu pai a importância do respeito e cuidado com quem está passando por esse momento que é, sem dúvida, o mais difícil da vida de um ser humano. Precisamos entender e tentar compreender qualquer tipo de reação ou necessidade que a pessoa tenha nesse momento, sem julgar. Nossa família entende como sagrado todo o processo, desde o acolhimento da família, como o cuidado com o corpo, passando pelas homenagens póstumas e despedidas, até o tratamento psicológico para dar suporte à elaboração do luto.

Respeitada a ética profissional e mesmo da empresa familiar, como o conhecimento espírita a tem influenciado no trato com a questão?

Um dos pontos principais e importantes para ser fortalecido é a questão da fé e da espiritualidade, independentemente de qual seja. Tento sentir quais crenças o paciente traz na questão pertinente à vida e à morte, e trabalhamos o entendimento a partir da visão dele. Sinto que o Espiritismo sempre chama a atenção por confortar o coração com as explicações que traz sobre a continuidade da vida. Dá a certeza do reencontro em algum momento, no tempo certo; garante que os vínculos de afeto jamais se perdem; se erramos com quem se foi, mostra que é possível refazer a caminhada com aquele espírito, em nova oportunidade e, o melhor, que esse novo caminho pode começar agora, com preces e conversas íntimas com ele, porque este ser nos ouvirá e saberá de nossos sentimentos. É pura esperança, mas nesses momentos o sentimento de esperança é um remédio.

De suas memórias, no atendimento a pessoas sofridas com o luto, o que lhe salta à lembrança imediatamente?

A paz que elas encontram quando entendem que há um tempo – não determinado – para sofrer, que esse sentimento irá transformar-se em saudade e a vida irá colorir-se novamente.

Que é mais marcante no atendimento às aflições humanas no trato com a morte?

A não aceitação e a falta de esperança de que é possível se reconstruir e dar continuidade à vida.

O que é mais dolorido no trato com o tema, na sua visão de psicóloga?

Ver a angústia, o sofrimento e as incertezas de um novo caminho sem a presença física do ser amado. A perspectiva do ‘nada’, do vazio, do “nunca mais” deixam os pacientes perdidos, muito assustados. São sentimentos intensos de dor e tristeza.

E na? visão de espírita?

Lembrar que a saudade dói dos dois lados, que, por amor, devemos dedicar vibrações de gratidão pelo tempo que estivemos juntos e que não é proibido chorar de saudade. Mas ter em mente que as lágrimas de revolta sempre prejudicam tanto quem fica quanto quem voltou à pátria espiritual. 

Colocando-se no lugar de alguém que se sente atingido pela separação, como seria essa visão?

É importante que o processo de luto seja vivenciado com todas as suas emoções. Isso envolve tudo o que disse anteriormente: negação, tristeza, choro, revolta, falta de aceitação. Passar por esses sentimentos ou permanecer neles é que modifica as vibrações que enviamos a quem retornou. A saudade sempre será nossa companheira e essas pessoas permanecerão vivas nas nossas lembranças, tanto quanto se encontram vivas do outro lado.

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Quando a gente respeita o tempo íntimo do luto de cada pessoa, a gente ajuda mais. Que as pessoas possam conversar mais sobre o momento da morte ou da desencarnação. Que possam quebrar os tabus, trocando mais sentimentos sobre esse momento que muitos rejeitam o contato, mas que serão obrigados, em algum momento, a lidar com ele.

Suas palavras finais.

Não perca a oportunidade de cuidar, dizer que ama, estar presente. Assim, quando a separação momentânea chegar, as lembranças felizes e a sensação de dever cumprido serão verdadeiros remédios para a alma de quem fica.



Comentário

0 Comentários