Certeza do reencontro

“À tarde desse mesmo dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: a paz esteja convosco!” (João, cap. 20, v 19 a 20.)


Saudade, palavra que exprime a dor da ausência do ser querido, palavra que os estrangeiros que passeiam por aqui dizem não encontrar similar que expresse esse sentimento em suas línguas.

Temos, ao longo de tantos anos, observado em muitos e sentindo em nós mesmos diariamente a lembrança de queridos que não mais se encontram aqui.

O Espiritismo é consolador e promove a coragem naquele que passa por essas emoções. A certeza de que um dia reencontraremos quem amamos. Poder reencontrar em sonhos e saber que aquilo realmente aconteceu. Foi um encontro, não um simples sonho. Temos podido conversar com mães e pais, filhos e netos, que encontram seus queridos nos sonhos e têm a certeza de que realmente os abraçaram, de que foi muito real. Isso ocorre independentemente de religião.

O Livro dos Espíritos, na questão 402, diz que o sono liberta parcialmente a alma do corpo. Quando o homem dorme, momentaneamente se encontra no estado em que estará de maneira permanente, após a morte. Por efeito do sono, é dito ali, os espíritos encarnados estão sempre em relação com o mundo dos espíritos. O sono é a porta que Deus lhes abriu para o contato com os seus amigos do céu; é o recreio após o trabalho, enquanto esperam o grande livramento, a libertação final, que deve restituí-los ao seu verdadeiro meio.

Nem sempre nos lembramos do sonho, pois nossa alma ainda não se encontra em todo o seu desenvolvimento.

O Espiritismo é foco de esperança. Como é bom ouvirmos depoimentos de parentes que encontraram seus queridos nesse momento! Todos relatam que foi muito real, e a maioria conta que o ser querido estava muito bonito e feliz e que pediu para que não se sofra por ele, pois está bem. E isso, considerando que os que procuram o Espiritismo com esses relatos na maioria não são espíritas, mas, quando são esclarecidos da veracidade desses fatos, como ficam felizes, por saberem que seus sentimentos não os enganaram! Foram visitados pelos seus queridos e puderam abraçá-los em sonhos! Que bênção! Que alegria!

Há alguns dias temos conversado muito com um médico muito bondoso que se encontra com o coração sofrido. Seu filho morreu vítima de acidente, no ano passado. Esse médico trabalha dia e noite, até a exaustão, para não ficar lembrando-se do filho, de quem sente uma saudade dolorida. Não se ligou em religião, mas nos procurou espontaneamente, comentando sobre o fato.

Falamos sobre a beleza da imortalidade, da certeza da vida além da morte do corpo. Comentamos com ele que quando seu sofrimento diminuir e aceitar que o filho apenas se ausentou temporariamente, que apenas as vestes físicas foram deixadas para trás, ele conseguirá encontrá-lo um dia, em sonhos.

O Espiritismo consola.  Esse médico está buscando conversar conosco, pois já referiu que quando isso se dá, consegue dormir bem, sem pesadelos, descansa. Mérito dessa dadivosa bênção do Senhor da vida, que nos ama e ampara e permitiu que os espíritos esclarecidos viessem elucidar os homens sofredores.

A vida é preciosa oportunidade de crescimento de virtudes. Precisamos confiar mais e sofrer menos. O mecanismo para sofrer bem é o esclarecimento, pois a verdade é libertadora.

Saudade é sentimento que é impossível não ter, a menos que haja indiferença.

É possível ter saudade saudável, ou seja, confiar que nos veremos de novo um dia, pois quem ama está sempre junto e os espíritos que se amam, se atraem, se buscam, reencontram-se. Tenhamos esperança e compreendamos que houve uma finalidade para que Jesus viesse após a morte: testemunhar a vida, dando coragem e esperança aos seus amigos, que não titubearam após isso. Tiveram a coragem e a fé que mudou a história, para antes e depois do Cristo, pois foram eles que, descendo às arenas para os sacrifícios, cantando as alegrias de um mundo maior, que enalteceram Jesus e o tornaram conhecido. Por séculos eles se deixaram imolar por amor a Ele.

Por milênios, por amor a nós, Ele tem permanecido conosco. Agora, mais que nunca, permaneçamos com Ele, pois a hora é de testemunho para todos.

Confiemos e tenhamos a certeza da vida, que vence a morte e que nos permitirá reencontrar nossos sempre queridos do coração.



Comentário

0 Comentários