As amarguras da vida numa perspectiva espírita

Há entre as pessoas quem não aceite a chamada lei de causa e efeito e atribua as amarguras da vida à obra do acaso.

Ocorre que pensar assim equivale a descrer de que existe Deus e admitir que estamos todos imersos em algo que não apresenta a mínima sabedoria ou qualquer coisa parecida com o que entendemos seja a misericórdia, visto que o mundo nos apresenta a cada momento situações desesperadoras, que fariam secar nossa fé se não pudessem receber uma explicação racional à luz dos ensinamentos do Cristo.

Vejamos o exemplo seguinte.

O rapaz nasceu na zona rural, filho de pequeno sitiante. Não conheceu na infância e na juventude as agruras da vida. Mas, uma vez casado, viu o pai obrigado a dispor de sua terra, em decorrência de safras que não vingaram e dos juros bancários escorchantes, e, como num passe de mágica, todos de sua família passaram a ser lavradores autônomos, na condição de assalariados.

Algum tempo depois, ei-lo numa fazenda de cana-de-açúcar. A existência difícil era compensada por um lar onde cinco filhos pequenos lhe traziam a alegria de viver. Foi então que, num momento fatídico e inesperado, ligeiro descuido na lavoura fê-lo perder o braço direito e, por conseguinte, seu instrumento de trabalho, como servidor braçal que era.

Não é preciso dizer que seu empregador nem tomou conhecimento do fato, e o humilde servidor da roça teve de abandonar a fazenda, buscando numa cidade maior uma oportunidade de sobreviver e manter a família, embora sem emprego e sem ninguém a quem recorrer.

O leitor sabe qual tem sido o destino dessas pessoas. Claro que, no caso acima, que é um fato que realmente ocorreu, o casal e os cinco filhos foram parar na periferia de uma grande cidade, mais precisamente em uma das favelas que a cercam, e foram pessoas bondosas daquele recanto que, condoídas com aquele quadro inusitado, proporcionaram-lhe a edificação de um barraco singelo, feito com restos de madeira, plástico e papelão, onde a família passou a morar, dando início a mais uma fase – uma fase de novas dificuldades – em sua curta existência na Terra.

Foi desse modo que algumas pessoas ligadas à assistência social espírita o conheceram. O rapaz dedicava-se agora a catar papéis e a limpar terrenos e quintais, com o que reunia alguns parcos recursos, claramente insuficientes, para alimentar e vestir a si e aos filhos.

Rememoremos o caso.

Primeiro, perdeu a propriedade rural, que simbolizava a solidez e a segurança de seus pais e dele próprio. Em seguida, perdeu parte de seu próprio corpo e, com ele, o emprego. Agora, iniciava uma vida nova, aceitando com paciência e resignação vicissitudes duras que ele, com certeza, ignora por que bateram em sua porta, mas que lhe produzirão benefícios incalculáveis e duradouros, considerando-se a transitoriedade desses percalços em face da grandeza da vida espiritual, que é pra sempre e eterna.

As vicissitudes da vida – ensina o Espiritismo – têm duas fontes distintas. Umas têm sua causa na existência atual, outras fora dela. Em qualquer caso, têm sempre uma finalidade justa e importante. “Nada no mundo se faz sem um objetivo inteligente e cada coisa tem sua razão de ser”, ensinam os imortais.

Pensar o contrário é admitir o acaso ou, o que é bem pior, equivale a imaginar que Deus não passa de um pai caprichoso que se engrandece com o sofrimento dos filhos, enquanto outros desfrutam a vida, aparentemente na maior ventura.



Comentário

0 Comentários