Adolescência e a tarefa de crescer

Nada mais terrível para um adolescente que passar um fim de semana num sítio paradisíaco dos pais, na tranquilidade da natureza, na beleza dos jardins, no gozo das mordomias – sozinho. Rubem Alves

Minha (pequena) vida aos 14 anos. Pequenos sonhos, eu lia romances russos entre o intervalo das aulas e o almoço, uma dificuldade visitar o velho tio Tonho, orgulhosamente fincado em seu passado de outro estado do Brasil. Eu só queria, àquela época, fechar-me no meu quarto, nenhuma pressa para terminar a tarefa de geografia ou cooperar com os deveres domésticos enfadonhos...

A adolescência revoluciona tudo. A criança obediente agora é claramente distinta, não quer falar e o quarto é, sem dúvida, um seguro refúgio. Contudo, apesar de não existirem dois adolescentes iguais, esta etapa é, de fato, apenas uma fase – e os pais precisam ser pacientes e flexíveis.

Adolescentes valorizam a opinião dos amigos. Sim, pelos amigos faz sentido a menina atravessar o pátio da escola e, em frente a um jardim, sem prestar atenção ao jardim, emendar conversas e ideias sem fim.

A opinião dos pais está sujeita à rejeição? Naturalmente. Mas isso não significa que a mensagem dos pais não seja interiorizada – e ganhará força à medida que o tempo passa. Por isso, pais, não desistam da comunicação com os filhos.

Por que a adolescência é uma fase complicada? Em termos simples, é uma fase difícil porque os adolescentes querem sua independência e a influência dos pais é reduzida. Por força do hábito, os pais, no entanto, não podem abdicar do seu papel de autoridade, isto é, de ser modelo coerente e de estabilidade nas regras e princípios.

No dia a dia, pequenos ajustes de postura por parte dos pais bastam para que a relação com os filhos volte a fluir de maneira tranquila. Na realidade, o crescimento dos filhos implica uma oportunidade de experimentar a família uma relação de parceria com diálogo e negociação. E a negociação, ainda, ajuda a incutir no filho ou na filha adolescente a ideia de responsabilidade (causa e consequências). Por exemplo, não deixe o filho ir jogar bola, como combinado, caso ele não tenha feito os trabalhos de casa.

Sobre sexo, os pais precisam normalizar o tema com os filhos. E é fundamental, para uma vida de equilíbrio e sadia, que os filhos cresçam associando sexo à afetividade (e de maneira responsável). Também se deve alertar que não devem fazer nada que não queiram, zelando assim pela própria dignidade.

Por fim, ao se abrir para o crescimento dos filhos, toda a família tem chance de aprender. Os adolescentes estão em busca de identidade e um novo lugar no mundo; isso, por sua vez, convida os pais à adaptação de papéis, pois os filhos agora não são mais crianças.

Notinhas

A adolescência chega cada vez mais cedo. Um dos motivos é principalmente associado às novas tecnologias que facilitam muitas experiências. Há riscos? De forma evidente, a tentação de consumir álcool e/ou drogas mais cedo.

Algumas dicas que podem facilitar o relacionamento entre pais e filhos nesta fase: permitam que os filhos adolescentes expressem suas ideias; evitem entrar em discussões e esperem o momento adequado para passar alguma mensagem; nesta fase da vida, eles devem ter uma vida social ativa e saudável, mas é ainda mais importante que digam onde estão, com quem e a que horas voltarão; não tenham receio de dizer não e de coibir ou vetar a frequência de determinados ambientes, programas e amizades.



Comentário

0 Comentários