A vontade, segundo Léon Denis, é a maior de todas as potências

A frase que dá título a esta entrevista é de Ana Maria de Nigris (foto), paulistana de origem, hoje radicada na cidade de Volta Redonda (RJ). Bióloga especialista em Biologia Parasitária, cirurgiã dentista e artista plástica atuante na cidade onde reside, nossa entrevistada integra a direção do Grupo Espírita Luzeiros do Mestre, como dirigente mediúnica há 20 anos. Espírita desde 1984, é estudiosa dedicada da obra de Léon Denis, tema que constitui o objeto central da presente entrevista.

De onde seu vivo interesse pelo estudo e divulgação da obra de Léon Denis?

Léon Denis foi amor à primeira vista. O primeiro livro espírita que li, por indicação de um amigo, foi O Problema do Ser, do Destino e da Dor. Por ser musicista com formação clássica e ter lecionado Biofísica das sensações na Universidade, elaborei um workshop ao longo de muitos anos sobre o efeito da música nos corpos. A obra de Denis O Espiritismo na Arte foi fundamental no casamento entre ciência e religião. Comecei a fazer o referido trabalho em casas espíritas, mas o projeto alçou voos maiores, sendo aplicado até mesmo na unidade IV do Instituto Nacional do Câncer, com excelente resultado.

O que mais lhe chama atenção no estilo e foco desse autor clássico?

Tudo. Denis tem uma visão profunda, tanto política como social. Consegue discorrer sobre os mais variados temas, sem perder o lirismo e o foco. É um poeta, um pensador sem amarras e um pesquisador fantástico!  Além disso, tem a coragem de dar sua opinião sem ferir jamais a pureza doutrinária. Um verdadeiro apóstolo do Espiritismo. Meu ídolo maior.

Para situar o leitor não habituado com as obras de Denis, sintetize o esforço do autor na divulgação do Espiritismo.

Léon Denis foi um autodidata, tendo mostrado inclinações literárias e filosóficas, pensador espírita, médium e um dos principais continuadores do Espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion. Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a ideia da sobrevivência da alma e suas consequências no campo da ética nas relações humanas. É conhecido como sendo o "consolidador do Espiritismo" em toda a Europa, bem como "apóstolo do Espiritismo", dadas as suas qualidades intrínsecas de estudioso do Espiritismo. Eu indico, àqueles que quiserem se inteirar melhor sobre a vida deste grande homem, o livro Léon Denis, O Apóstolo do Espiritismo - Sua Vida, Sua Obra, de  Gaston Luce, seu principal biógrafo.

De suas lembranças das diversas obras de Denis, qual gostaria de destacar para nossos leitores?

Como dito anteriormente, tenho especial carinho pela pequena/grande obra O Espiritismo na Arte. Porém não há como deixar de destacar duas obras: O Problema do Ser, por sua abrangência, pela pesquisa magnífica e seu derradeiro trabalho, livro que despertou algumas polêmicas ao longo dos anos, mas de um valor sem igual para aqueles que desejam saber mais sobre as origens celtas do Espiritismo e traçar paralelos com o pensamento de um e outro.

O que dizer sobre a vontade, no estudo presente numa das obras?

A vontade, segundo Denis e vários outros autores, é a maior de todas as potências. Kardec, na Revista Espírita de dezembro de 1868, dizia que “a vontade... é o pensamento chegado a um certo grau de energia; é o pensamento tornado força motriz”. Na terceira parte do livro O Problema do Ser..., Denis cita filósofos que se detiveram no estudo da vontade, como Nietzsche, cita o mecanismo de “Mind Cure”, assegura que a presença de nevos ou marcas de nascença são provas “de que a vontade impressiona a matéria e pode submetê-la a seus desígnios”.   A ciência atual, na figura de muitos ilustres pesquisadores, como o biólogo Bruce Lipton (A Biologia da Crença) corrobora Denis ao afirmar: “O ser humano é quem controla seu destino, dependendo de como ele lê o ambiente, como sua mente o percebe. A conclusão é que não somos limitados pelos nossos genes, mas pela nossa percepção e nossas crenças”.

E sobre o livre-arbítrio, também da mesma obra?

Léon Denis nos brinda com um excelente exercício do pensamento crítico, ao nos apresentar o livre-arbítrio como algo a ser conquistado, e não como direito adquirido, donde surgem extensas discussões se temos ou não liberdade de escolha. São palavras do mestre: “Para sermos livres temos que querer... Fazer esforço para vir a sê-lo, libertando-nos da escravidão da ignorância e das paixões baixas, substituindo o império das sensações e dos instintos pelo da razão”. Como? é a pergunta que nos vem de imediato à mente. E ele nos responde com uma moderna “tríade”:

Pela Libertação física pela limitação dos apetites...

Libertação intelectual pela conquista da verdade...

Libertação moral pela conquista das virtudes...

Em recente trabalho sua abordagem focou a dor. Que dizer da experiência de dor?

Ao iniciar o capítulo referente à dor, nos deparamos com um aparente paradoxo: ”... tudo o que vive neste mundo, natureza, animal, homem, sofre e, todavia, o amor é a lei do Universo e por amor foi que Deus formou os seres. Contradição aparentemente horrível, problema angustioso, que perturbou tantos pensadores e os levou à dúvida e ao pessimismo...”. Ora! A dor como potência da alma? Nós ocidentais estamos acostumados a ver a dor como vilã, como algo a ser extinto. Denis nos apresenta o papel educativo e evolutivo da dor, como lei de equilíbrio e educação. Ele nos ensina a distinguir dor de sofrimento, nos mostra que pela vontade podemos domar, vencer a dor ou, pelo menos, fazê-la redundar em nosso proveito, fazer dela meio de elevação. Àqueles que imaginam que uma vida de felicidade e prazer contínuos seria nosso objetivo maior, Denis exorta: Suprimi a dor e suprimireis, ao mesmo tempo, o que é mais digno de admiração neste mundo, isto é, a coragem de suportá-la. Antonio Damasio, renomado neurocientista português, atribui à dor o papel de provocadora de mudanças. Diz ele: “Os grande motivadores das culturas atuais foram as condições que levaram à dor e ao sofrimento, que levaram as pessoas a ter que fazer alguma coisa que cancelasse a dor e o sofrimento”.

Das diversas obras de Léon Denis, qual recomendaria ao leitor conhecer de início?

Eu deveria indicar, de início, O Problema do Ser, do Destino e da Dor, sua obra magna. Mas acredito que cada leitor tem suas peculiaridades e o referido livro é obra profunda, que merece uma reflexão, um estudo cuidadoso. Talvez venha a cansar, se assim posso me exprimir sem ferir susceptibilidades, as mentes que necessitam de um orientador que debata determinados tópicos e facilite a compreensão de outros tantos. Portanto talvez fosse recomendável o livro Depois da Morte ou O Porquê da Vida, para aqueles sedentos de reflexões afins. O Espiritismo na Arte, um livro delicioso, repleto de informações sobre as mais diversas vertentes artísticas, há de agradar àqueles que tem uma verve artística acentuada. Um de meus prediletos é O Gênio Céltico e o Mundo Invisível, seu derradeiro trabalho.

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Vivemos tempos turbulentos, nos quais a leitura das obras de Denis, como o livro Socialismo e Espiritismo, talvez contribuísse grandemente para esclarecer o espírita sobre seu papel na política. Mas em toda a extensão da obra do grande mestre encontramos trechos verdadeiramente “proféticos”, escritos há mais de 100 anos, com uma atualidade assombrosa, como este que finaliza o capítulo Revelação pela Dor: "Vivemos em tempos de crise. Para que as inteligências se abram às novas verdades, para que os corações falem, serão necessários avisos ruidosos; serão precisas as duras lições da adversidade. Conheceremos dias sombrios e períodos difíceis. A desgraça aproximará os homens; só a dor verdadeiramente lhes faz sentir que são irmãos. Parece que a nação segue um caminho orlado de precipícios. O alcoolismo, a imoralidade, o suicídio, o crime e a anarquia fazem as suas devastações. A cada instante, estrugem escândalos, despertando curiosidades novas, remexendo o lodo onde fermentam as corrupções; o pensamento rasteja.”

Suas palavras finais.

Gostaria muito de ver nossos companheiros de ideal espírita lendo mais obras de Denis. Seu pensamento, além de atual, é um verdadeiro repositório de sabedoria. Gostaria de finalizar com dois trechos, o primeiro da obra Depois da Morte e o segundo da obra O Problema do Ser:

1 - "a verdade assemelha-se às gotas de chuva que tremem na extremidade de um ramo; enquanto ali estão suspensas, brilham como diamantes puros no esplendor do dia; quando tocam o chão, misturam-se com todas as impurezas. Tudo o que nos chega do Alto corrompe-se ao contato com a terra; até o íntimo do santuário o homem levou suas paixões; as suas concupiscências, as suas misérias morais. Assim em cada religião o erro, fruto da terra, mistura-se à verdade que é o bem dos céus".

2 - "Despertai de vosso pesado sono; rasgai o véu material que vos envolve, aprendei a conhecer-vos, a conhecer as potências de vossa alma e a utilizá-las. Todas as vozes da Natureza, todas as vozes do Espaço vos bradam: 'Levantai-vos e marchai! Apressai-vos para a conquista de vossos destinos'." 



Comentário

0 Comentários