A autora de Kardec para mulheres nos fala sobre a proposta dessa obra

Rosana Voigt Silveira, casada há 31 anos, tem duas filhas, mora em Londrina e é conselheira do IDEAK-Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec. Professora, tradutora e gestora do Banco do Brasil, estuda Espiritismo e as obras de Allan Kardec desde 1991, atuando em diversos grupos no Brasil e no exterior.

Traduziu para o português o livro A Luz do Caminho, de Amalia Domingo Soler, e recentemente publicou Kardec para Mulheres. Graduada em Sistemas de Processamento de Dados, MBA em Negócios Financeiros pela UFRGs, fez curso de especialização no idioma espanhol pela Universidade Complutense de Madri, Espanha.

Na presente entrevista, ela nos fala, entre outros assuntos, sobre sua obra Kardec para Mulheres, lançada no segundo semestre de 2018.

Desde quando você é espírita?

Tenho formação católica por parte de mãe e luterana por parte de pai, de modo que quando criança até a juventude frequentei as duas igrejas; mas sempre fui muito curiosa com relação às coisas espirituais. Em 1986 tive o primeiro contato com a Doutrina Espírita através de um livro que ganhei do meu então namorado, José Miguel, O Evangelho segundo o Espiritismo. Em 1991, já morando em Londrina, começamos realmente a frequentar uma casa espírita e a estudar a doutrina.

Quando surgiu o desejo de se expressar como escritora?

Na verdade não me considero uma escritora. A produção dos dois livros aconteceu sem muita programação. O primeiro foi a pedido do amigo Astolfo Olegário, uma tradução do espanhol do livro “A Luz do Caminho”, da autora Amalia Domingo Soler. Ela sim, uma grande escritora espanhola, e uma mulher muito à frente do seu tempo. Este livro que estamos lançando agora é uma pesquisa feita inteiramente nas obras de Allan Kardec. Não tive a pretensão de explicá-los, simplesmente buscamos apresentar os textos como se pudéssemos fazer perguntas a Kardec e ele nos respondendo através desses textos.

Quanto tempo se dedicou à produção desse livro?

Entre a provocação inicial feita por minha amiga Lilian Massi e o lançamento se passaram mais ou menos dois anos. Este foi o tempo que levei para levantar os temas e buscar os textos relacionados na obra de Allan Kardec.

O título Kardec para Mulheres chamou-nos fortemente a atenção. Fale-nos um pouco sobre sua proposta.

Em nossos grupos de estudos, nas palestras de que participamos ou também na convivência com familiares, amigos e colegas de trabalho, sempre ouvimos muitos questionamentos sobre problemas, aflições, dúvidas de muitas pessoas e mais especificamente de muitas mulheres sobre a vida de modo geral. Com a grande transformação que está acontecendo na sociedade se apresentam muitas situações nunca antes vividas e nem sempre sabemos como lidar com o novo. Direitos, igualdade, trabalho, família, filhos, divórcio, aborto, violência, felicidade, doenças, curas, mediunidade, amizade... e outros muitos assuntos. E a pergunta mais frequente é “o que o Espiritismo tem a dizer sobre isto?” Foi quando surgiu a ideia de buscar nos ensinos espíritas as respostas a estes tantos questionamentos. Fizemos a partir daí uma pesquisa profunda nos textos e obras de Allan Kardec sobre o rico e belo universo feminino, e conseguimos colocar em 55 capítulos temas direcionados ao mundo da mulher. Por isto podemos dizer que é ‘Kardec falando para as mulheres’. Claro que não é um livro só para as mulheres, até porque sabemos que o Espírito não tem sexo, mas o que buscamos é incentivar o desejo de estudar as obras completas, e assim cada um aproveitar esses ensinamentos para construir uma vida mais feliz.

Quais os seus próximos passos e projetos?

Entendendo que o Espiritismo pode sim nos ajudar a viver melhor aqui na Terra e também a chegar na vida espiritual um pouco melhores, o que busco é sempre incentivar as pessoas a estudar e levar para a vida diária estes ensinamentos. É o que tenho tentado fazer na minha vida, mesmo não sendo muito fácil. Através do IDEAK, que os amigos podem conhecer no site www.ideak.com.br , apresentamos alguns projetos de divulgação do Espiritismo. Queremos que as pessoas conheçam este Espírito nobre que tanto bem fez pela humanidade, Allan Kardec.

Suas considerações finais.

Gostaria de agradecer muito o carinho e a oportunidade de apresentar este trabalho aos amigos do jornal O Imortal, pedindo aos bons Espíritos que nos inspirem a encontrarmos o caminho do bem. Estudar sempre e ser feliz hoje! Muito obrigada!



Comentário

0 Comentários