A Fundação Espírita Abel Gomes comemora 70 anos de Semanas Espíritas em Astolfo Dutra (MG)

Nos dias 10 a 17 de julho, com a realização da 70ª Semana Espírita de Astolfo Dutra (MG), com apoio da Aliança Municipal Espírita (AME), a Fundação Espírita Abel Gomes completou e, portanto, está comemorando 70 anos de Semanas Espíritas realizadas na cidade de Astolfo Dutra, todas elas, sem exceção, levadas a efeito nas dependências da Fundação.

O objetivo das Semanas Espíritas, além da confraternização da família espírita, sempre foi a divulgação da consoladora Doutrina dos Espíritos, codificada por Allan Kardec, que nos mostra a Justiça de Deus, as palavras de Vida Eterna de Jesus, a ação protetora dos amigos espirituais e, enfim, por que o Brasil é o Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho.

Com muita alegria, foram lembrados – durante o evento realizado no mês passado – os grandes momentos de genuína fraternidade presente em todos os anos, sem citação de nomes, para evitar possíveis esquecimentos.

A Fundação Espírita Abel Gomes, nos anos pré-pandemia, recebia e acolhia em suas dependências caravaneiros de quase todo o Brasil. Realizadas sempre no mês de julho, as Semanas Espíritas movimentavam a própria cidade, como se fizessem parte do calendário oficial de eventos do município.

Participaram delas, ao longo dos anos, oradores e oradoras, escritores de renome nacional e internacional, poetas, declamadores, atores e diretores teatrais e inúmeros Corais espíritas da cidade e da região.

Uma equipe de colaboradores e colaboradoras – todos voluntários – estava sempre presente para acolher os caravaneiros, oradores e demais participantes que chegavam à cidade.

Nesses 70 anos muitas amizades sinceras foram ali iniciadas e se perpetuam no Mundo Espiritual.

O Reabastecimento Espiritual, realizado pela manhã, constituía uma novidade para muitos e muito bem aceita pelos assistentes.

Antes da prece de abertura nas palestras da noite, tradicionalmente é cantado com muita vibração, de pé, pelos presentes, o Hino da Juventude Espírita Cristã. A letra desse hino foi transmitida por meio do fenômeno de escrita direta pelo Espírito de Scheilla, numa reunião de materialização realizada em Astolfo Dutra, tendo Peixotinho como médium, sendo a melodia composta pelo conhecido músico Francisco Guércio, ativo companheiro do movimento espírita da cidade.

A Fundação Espírita Abel Gomes, em uma de suas Semanas Espíritas, teve a honra de receber a visita de Francisco Cândido Xavier, que se encontrava na vizinha cidade de Leopoldina, na condição de funcionário do Ministério da Agricultura. É que na mesma semana se realizava a tradicional Exposição Agropecuária de Leopoldina. À noite, irmãos daquela cidade levaram o estimado médium a Astolfo Dutra, o que causou muita alegria e emoção em todos.

Homenageando todos os caravaneiros, foi lembrado no evento o nome do nosso saudoso irmão e poeta José Viana Gonçalves, de Campos dos Goytacazes-RJ, que por 50 anos consecutivos compareceu às Semanas Espíritas de Astolfo Dutra, participando ativamente no Reabastecimento, cantando, declamando poesias, muitas de sua autoria, e fazendo trovas.

Foi comemorado também no evento deste ano o aniversário de 70 anos da Escolinha Anita Borela de Oliveira, fundada pelo saudoso irmão Sr. Manoel Marciano de Souza, popularmente conhecido como Manoel Macarroneiro. A lembrança dessa data é, em verdade, um singelo ato de gratidão, visto que passaram diversas gerações pela Escolinha, que continua em atividade na Cabana Espírita Abel Gomes, com o estudo semanal d´O Evangelho segundo o Espiritismo, sendo importante dizer que foi a Escolinha que deu origem à concretização de um velho sonho do seu fundador: a fundação do Centro Espírita Anita Borela de Oliveira, situado na Rua Venâncio Gomes, n° 57, Bairro São Jorge.

Por muitos anos, Sr. Manoel Marciano recusou diversas propostas para vender o terreno, no qual, depois de longo tempo, foi construída a sede do Centro, graças à ajuda de irmãos de ideal.

Inaugurada no dia 11 de maio de 1996, na palestra de inauguração tomaram parte da mesa Ricardo Baesso de Oliveira, que fez brilhante palestra, Arthur Bernardes de Oliveira, neto e um dos filhos de D. Anita Borela, e o Sr. Manoel Marciano, com justiça lembrado por todos no evento realizado na semana passada.


Nota: Nas duas últimas Semanas Espíritas, em 2020 e 2021 o evento foi realizado no formato on-line, via internet, sem a presença de público, em face da pandemia da Covid-19.

Luciano Diogo Pires, neto de um dos pioneiros do Espiritismo em Astolfo Dutra (MG), é divulgador e um dos líderes espíritas da cidade.



Comentário

0 Comentários